A Ciência a um clique de distância

ddPCR

A avaliação do DNA do tumor circulante (ctDNA) pode ser um marcador prognóstico independente para câncer avançado

O que é DNA tumoral circulante (ctDNA)?

DNA tumoral circulante (ctDNA) são pequenos pedaços de DNA que são eliminados das células cancerosas para o sangue. O DNA é encontrado principalmente dentro do núcleo das células, mas conforme o tumor cresce, se expande e é substituído por novas células, o DNA é expelido das células tumorais para o ambiente circundante. A quantidade de ctDNA pode variar entre os pacientes com câncer e vai depender do tipo de tumor, da localização e do estágio da doença.

Como a triagem de DNA tumoral circulante (cTDNA) é útil?

As informações sobre a quantidade e a sequência do ctDNA (DNA tumoral circulante) podem ajudar no diagnóstico e prognóstico da doença do câncer, selecionando opções de tratamento personalizadas e também o monitoramento contínuo da doença quanto ao impacto do tratamento e recorrência.

Como é feita a triagem e avaliação de ctDNA?

A avaliação do ctDNA pode ser feita a partir de amostras de sangue e, portanto, um teste de DNA do tumor circulante pode ser feito tantas vezes durante o curso da doença do paciente com câncer. A avaliação do ctDNA do sangue pode ser feita com base em diferentes técnicas, incluindo um biopsia liquida e abordagem de sequenciamento ou através de uma técnica chamada reação em cadeia da polimerase de gota digital (ddPCR). A abordagem de sequenciamento de biópsia líquida fornece informações mais detalhadas sobre as especificidades das mutações genômicas nos genes do câncer que estão sendo testados, leva mais tempo para obter os resultados e pode ser mais caro, portanto, pode não ser possível fazer com tanta frequência. A técnica ddPCR não dá a granularidade da informação que se pode obter através da abordagem de sequenciamento, mas tem um tempo de resposta mais curto, menos caro e mais provável de ser reembolsado, portanto, pode ser feito com mais frequência durante a viagem do paciente. A abordagem ddPCR pode fornecer informações sobre a quantidade de ctDNA presente no sangue, mas não será capaz de fornecer detalhes específicos sobre a natureza genômica do ctDNA, a menos que a amostra seja sequenciada.

Estudo IDEA – Avaliação de ctDNA (DNA tumoral circulante) em câncer de cólon

Um recente ensaio clínico de Fase III IDEA-França (Avaliação de Duração Internacional de Adjuvante (IDEA)) para pacientes com câncer de cólon em Estágio III avaliou o impacto de uma duração mais curta (3 meses) vs. sobrevivência livre de doença. Neste estudo, os pesquisadores também analisaram o ctDNA dos pacientes antes de iniciar a quimioterapia (André T. et ai, J Clin. Oncol., 2018) Os detalhes e resultados do estudo e análise dos níveis de ctDNA com a sobrevivência do paciente são os seguintes:

  • Um total de 805 pacientes teve suas amostras de sangue analisadas para ctDNA (DNA tumoral circulante) antes de iniciar a quimioterapia. Destes 696 (86.5%) pacientes eram ctDNA negativos e 109 (13.5%) dos pacientes eram ctDNA positivos.
  • Descobriu-se que aqueles com tumores ctDNA positivos tinham tumores mais avançados com diferenciação pobre.
  • A taxa de sobrevida livre de doença em 2 anos para pacientes ctDNA positivos foi de 64%, enquanto para pacientes ctDNA negativos foi de 82%.
  • A tendência de redução da sobrevida livre de doença foi observada para pacientes ctDNA positivos que estavam no estágio III de câncer de cólon de alto risco ou baixo risco, conforme confirmado por análise multivariada.
  • A conclusão dos pesquisadores do estudo IDEA sobre o uso de oxaliplatina como adjuvante por 3 meses ou 6 meses foi que 6 meses produziram resultados melhores do que o tratamento de 3 meses, tanto em pacientes com amostras negativas para ctDNA quanto em amostras positivas para ctDNA. No entanto, a diferença de sobrevida de 3 anos entre o tratamento adjuvante com oxaliplatina de 6 meses vs 3 meses foi de apenas 3.6% com a sobrevida livre de doença de 6 anos em 3 meses sendo 75.7% e 3 meses sendo 72.1%.

Conclusão do estudo

Os dados sobre a análise do ctDNA dos pacientes com câncer de cólon do estudo IDEA e a correlação com a sobrevida livre de doença foram apresentados no Congresso da ESMO em setembro de 2019 (Taieb J et al, Abstract LBA30_PR, ESMO Congress, 2019). Esses dados indicam que a avaliação de ctDNA com ddPCR pode ser um marcador prognóstico independente para cânceres avançados. O sequenciamento e o monitoramento do ctDNA (DNA do tumor circular) podem ser integrados ao fluxo de trabalho de tratamento do paciente com câncer e podem ajudar os médicos a decidir sobre a duração e a potência da terapia adjuvante de que o paciente precisará, com base nos níveis de ctDNA antes do início da terapia.

Que tipo de alimento você ingere e quais suplementos você toma é uma decisão sua. Sua decisão deve incluir a consideração das mutações do gene do câncer, que é câncer, tratamentos e suplementos em andamento, quaisquer alergias, informações sobre estilo de vida, peso, altura e hábitos.

O planejamento nutricional para câncer do addon não é baseado em buscas na internet. Ele automatiza a tomada de decisão para você com base na ciência molecular implementada por nossos cientistas e engenheiros de software. Independentemente de você se importar em entender as vias moleculares bioquímicas subjacentes ou não – para o planejamento nutricional para o câncer, essa compreensão é necessária.

Comece AGORA com o seu planejamento nutricional respondendo a perguntas sobre o nome do câncer, mutações genéticas, tratamentos e suplementos em andamento, quaisquer alergias, hábitos, estilo de vida, faixa etária e sexo.

sample-report

Fonte: AddOn Life

Inscreva-se na nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Compartilhe:

14 de fevereiro

Escolha a sala abaixo e acesse a reunião

Preencha o formulário e receba o material!

Preencha o formulário e receba o material!

Preencha o formulário e receba o material!